A Geração Z (jovens nascidos após o ano 2000) quer ver suas marcas e produtos favoritos nos canais digitais dos influenciadores. Propagandas em comerciais de TV ou no Pre-Roll do Youtube são cada vez menos convincentes.
Esse público nascido e imerso no universo digital se relaciona bem com os conteúdos apresentados por seus ídolos, mesmo que seja patrocinado por uma marca.
Mais do que isso, eles gostam de saber e cultuar o que os seus ídolos fazem e pensam. São exemplos.
Os influenciadores ganharam um papel fundamental nas escolhas dos jovens da Geração Z. O que comer, onde ir e como se comportar.
A pesquisa do Grupo Full Screen Media colocou os influenciadores como principal canal de influência para esse público, seguido dos comerciais para TV, Pre-Rolls no Youtube, Posts Patrocinados e anúncios em banners e aplicativos.
Se apresenta então uma oportunidade para marcas começarem a repensar e transformar a forma como se comunicam com os seus públicos, sobretudo os da Geração Z.
Para as agências de propaganda e marcas, acredito que um dado como esse deva provocar uma reflexão sobre a distribuição da verba publicitária.
A fragmentação do consumo de mídia dos usuário em multi-plataformas exige que as marcas busquem novas formas de criar conexões verdadeiras com o seu público.
Recomendo esse post sobre um projeto de conteúdo do Governo da Bahia no combate contra o mosquito.
Criar entretenimento e conteúdos que os consumidores realmente desejem é um desses caminhos. Quando apoiado pela presença de um influenciador, isso se potencializa ainda mais.
A Geração Z quer eu as marcas se comportem como amigos e, por isso, os influenciadores ganham cada vez mais protagonismo.