Em 2018, as marcas apostaram alto nos investimentos em influenciadores digitais. Em 2019, a tendência é de que esse mercado siga crescendo. O Marketing de Influência é uma aposta cada vez mais forte de gestores de diferentes segmentos.

O amadurecimento do mercado, no entanto, irá alterar a forma como as empresas avaliam que tipo de influenciadores devem contratar, como contratar e como medir o sucesso desse tipo de investimento. 

Por isso, selecionei 3 tendências que devem promover mudanças no mercado de influenciadores já em 2019. Se a sua marca pretende apostar no Marketing de Influência, vale considerar cada um desses pontos:

O fim da fraude do número de seguidores (seguidores não significa capacidade de influência)

Quem acompanha o perfil de diversos influenciadores digitais já percebeu que o número de seguidores não significa muita coisa. O sucesso e retorno de uma ação de Marketing de Influência (uso de influenciadores digitais) não é proporcional ao número de seguidores que um influencer tem.

A corrida para se tornar grande e atraente para as marcas fez com que alguns influenciadores apostassem em softwares para ganho automático de followers e outros métodos que acabam trazendo seguidores, mas não influência.

Uma dica simples é sempre analisar o número de seguidores de um influenciador e cruzar com a média de engajamento por posts. Além disso, ler os tipos de comentários que as pessoas fazem também ajuda a ver a capacidade real de um influenciador influenciar. 

O Twitter, por exemplo, faz continuamente buscas para derrubar páginas fakes. No Facebook, existem páginas que investem no ganho de fãs fora da sua zona de influência para ter números maiores.

DICA: Redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter possuem um selo de autenticação que ajuda a reduzir chances de fraude e garante que aquela página é real e segue as regras básicas da plataforma.

A busca pela geração de receitas com os influenciadores

Inicialmente, a maior expectativa de quem investia em parcerias com os influenciadores era o retorno em engajamento e alcance. De fato, é uma excelente ferramenta para isso. Quando os influenciadores digitais conseguem construir uma relação de confiança com suas audiências, há ali uma oportunidade de explorar o engajamento desse público.

No entanto, já começa a ficar mais clara a possibilidade de explorar o uso de influenciadores para ações que tenham uma geração de receita diretamente associada. Nesse caso, além do engajamento com a marca, teríamos também uma chance real de avaliar o ROI.

Isso, é claro, ajuda também a construir outras possibilidade de modelos de negócios envolvendo influenciadores. Uma marca pode, por exemplo, remunerar um influenciador a partir das vendas geradas diretamente por ele em uma loja virtual. Esse tipo de negociação pode rivalizar, por exemplo, com investimentos em mídias programáticas. 

DICA: Ferramentas como o Bit.ly ou o URL Builder do Google ajudam você a parametrizar links e acompanhar de forma fácil o retorno que cada influenciador ou ação traz para sua marca. Você pode gerar uma URL diferente para cada influenciador e saber qual deles trouxe mais cliques para o seu site, por exemplo.

Conexão com novas audiências

As marcas que estejam em fase de expansão de seu público deveriam considerar seriamente investir em influenciadores que ofereçam novas e específicas audiências para o negócio.

A fase de aquisição de clientes é uma das mais difíceis e caras para qualquer empresa. Os influenciadores são portas de entradas mais fáceis para se alcançar novos públicos, já que é uma relação já construída e baseada em confiança.

Busque então influenciadores que tenham relação direta com algum tipo de audiência que seja fundamental para o crescimento da sua marca e não aqueles com públicos muito genéricos e sem um desenho claro.

Alguns exemplos são influenciadores que são especialistas em abrir brinquedos, fazer aulas para o ensino médio no Youtube ou que falem sobre a vida nas favelas brasileiras.

DICA: Para se conectar com novas audiências, você não precisa investir nos maiores – e mais caros – influenciadores daquele segmento. Busque micro-influenciadores especializados em temas e públicos que serão importantes para a sua marca ou negócio. Provavelmente, sairá muito mais barato e, ainda assim, você conseguirá acessar um público novo e importante para o seu segmento. 


DICA: Os micro ou nano influenciadores também tendem a tratar a sua marca de forma mais especial, já que, diferente dos gigantes de mercado, eles ainda estão em busca da fama e do reconhecimento do mercado. É mais provável também que eles topem ações criativas, fora do básico ou que demandem mais trabalho deles.

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