Quem é o profissional de mídias sociais no Brasil? A pesquisa abaixo, realizada pela Analista de Inteligência Sênior, Ana Cláudia Zandavalle, estudou o perfil dos analistas de métricas no país.
Distribuição geográfica, formação, salários, ferramentas, campos de trabalho e diversos outros aspectos foram abordados.
Bom notar que não é a primeira edição, o que agrega a possibilidade de comparação dos dados.
Vamos listar os principais aspectos da Brasil:
- As mulheres representam 53% desse mercado
- Os profissionais de métricas são, em sua maioria, brancos (66%)
- A idade média é de 26 a 32 anos (embora já apareçam profissionais mais velhos)
- Jornalistas e publicitária dominam esse mercado
- IBPAD, ESPM e Três Pontos são as instituições de ensino especializadas que foram mais citadas
- A maioria dos profissionais dizem que meter a mão na massa é a forma principal de aprendizado. Enquanto isso, a graduação ocupa a pior posição
- O Stilingue ganhou o mercado e se tornou a ferramenta mais usada e citada de monitoramento
- Aplicação dos insights do monitoramento é o principal desafio (dos profissionais de mídias sociais e de todo o mercado)
- Aprovação de orçamento aparece em segundo lugar
- IBPAD, Resultados Digitais e o Insightee são as principais fontes de informação e pesquisa na web
Abaixo, você pode conferir a pesquisa completa:
[Pesquisa] O profissional de inteligência de mídias sociais no Brasil (2017) from Ana Cláudia Zandavalle
Destaques da Pesquisa sobre a região nordeste:
Leia também: 15 insights de comunicação para marcas