Conhecer o comportamento dos usuários em cada rede social é fundamental para a construção de estratégias eficazes de conteúdo e mídia dentro da publicidade.
A presença das pessoas em múltiplas plataformas torna mais difícil a elaboração de estratégias de comunicação para uma marca.
Se cada rede social possui usos diferentes, então é necessário pensar e criar conteúdos de forma individualizada.
O contexto da navegação do usuários irá modificar a recepção do conteúdo em questão. Um usuário pode ter um comportamento quando usa o Facebook no seu desktop de trabalho e outro quando navega pelos stories em seu smartphone.
Não adianta tratar o conteúdo produzido para a internet de forma monolítica. O aumento do número de plataformas sociais demanda mais.
Não por acaso, as campanhas que entendem o contexto da navegação e o funcionamento de uma plataforma costumam trazer produtos mais interessantes.
A pesquisa do Grupo Full Screen Media nos ajuda a conhecer um pouco mais o que as pessoas pensam e como usam cada rede social.
Essa pesquisa já foi base para outro post deste blog. Confira aqui.
O Facebook é a rede de tudo. Única das gigantes que assume papel de entretenimento, socialização e utilidade.
O Snapchat e o Instagram foram apontadas como redes de socialização. São plataformas para interação entre amigos.
Já o Youtube aparece como entretenimento e utilidade. Por fim, Pinterest e Twitter são ambientes para buscar utilidades.
Essas informações podem ser valiosas na hora de elaborar um projeto de comunicação digital para uma marca.
Não trate o Instagram como uma rede de utilidades. O pessoal quer socializar. Twitter não é para entretenimento, seja objetivo. Que oferecer entretenimento? Não desconsidere o Youtube.
Quer fazer qualquer coisa? Não esqueça do Facebook, nunca.
Sobretudo, acho fundamental navegar e viver cada uma dessas redes sociais. Assim, é possível entendermos seus usos e as expectativas de quem é usuário.
É assim que você pode ajudar uma marca a ser mais relevante nas redes sociais.
Moral da história: não é mais possível pensar em uma estratégia única para a internet, é preciso pensar em estratégias para cada uma das redes sociais. Pense no contexto.