Talvez você ainda não saiba, mas a comunicação da sua marca pode estar atrapalhando a diversão das pessoas. A boa notícia é que dá tempo de mudar, você pode fazer um conteúdo de conexão. Você pode fazer uma comunicação desejada pelas pessoas.

Filme Renault Caverna do Dragão - Conteúdo de Conexão

A Crise de Atenção
O mundo mundo completamente e a relação das pessoas com as mídias também. Hoje, vivemos a chamada “crise de atenção”. A atenção das pessoas virou um dos bens de maior valor para qualquer marca.

A crise de atenção ocorre (1) por conta da dispersão das pessoas por mais telas e mídias. A vida é cada vez mais multi-canal e multi-telas. A gente assiste à séries do Netflix, assistindo um vídeo enviado por um amigo no WhatsApp.

Depois (2), qualquer ser humano sofre hoje com um brutal excesso de estímulos de todos os tipos, seja da propaganda, do entretenimento, da notícia ou do que for. É tanta gente disputando a nossa então que estamos doentes da “infobesidade”.

Por fim(3), a crise de atenção se dá por conta da fragmentação da audiência. Há 20 anos, com apenas 3 comerciais na TV, a marca podia impactar 80% da audiência. Hoje, para alcançar esse mesmo público, seriam necessários 150 comerciais.

Por conta dessa crise, a propaganda como conhecemos está cada vez mais moribunda.

Comunicação Interruptiva
A comunicação interruptiva é aquele atrapalha o consumo de conteúdo de um usuário, não importa em qual meio. Pode ser o comercial que atrapalha a sua novela favorita, o anúncio no meio da matéria que você estava lendo ou um vídeo publicitário antes do clipe novo do seu artistas favorito no Youtube. Claro, você precisa esperar para pular.

Comunicação interruptiva é aquela que é indesejada pelas pessoas. Afinal, ninguém quer ser interrompido na hora do lazer.

Esse tipo de comunicação, normalmente, é feita em via única, sem qualquer possibilidade de interação.

Muito provavelmente, essa é a comunicação que a sua marca ainda está fazendo.

Conteúdo de Conexão
Do outro lado, lá no fim do arco íris, está o conteúdo de conexão. É atrás dele que você precisa correr.

Normalmente está centrado em informação de qualidade, educação, entretenimento ou algum tipo de serviço.

“Receita de bolo de chocolate” é um vídeo no Youtube que ensina e se conecta com as pessoas.


O filme da Renault com Caverna do Dragão trouxe o final tão esperado. Ajudou a realizar uma fantasia das pessoas e entrou em uma conversa existente. Esse também é um tipo de conteúdo que se conecta, que gera conversas relevantes.


Esse tipo de comunicação oferece uma experiência desejada pelas pessoas. De alguma forma, elas pediram por isso. Você não é o intruso na festa, você é a própria diversão.

O conteúdo de conexão normalmente é interativo. As pessoas participam e dialogam. Comunicação de via dupla.

Os princípios do Conteúdo de Conexão
O Conteúdo de Conexão é aquele que não parece propaganda.

O Conteúdo de Conexão é aquele que você acha tão interessante que irá mandar para um amigo no WhatsApp.

O Conteúdo de Conexão é aquele que te faz rir, chorar, ficar com raiva ou alegre.

O Conteúdo de Conexão é aquele que contribui com a sua expressão pessoal e, por isso, você irá compartilhar nas suas redes sociais.

O Conteúdo de Conexão é aquele que ensina você alguma coisa. Uma receita de comida ou como consertar o seu smartphone.

O Conteúdo de Conexão é aquele que gera conversas e debates relevantes entre as pessoas


E, então? A sua marca está fazendo conteúdo de conexão ou apenas interrompendo a diversão das pessoas?

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