O ambiente digital pode ajudar no combate ao Aedes Aegypti. A Leiaute Propaganda criou uma campanha para o Governo do Estado da Bahia com diversas ações para envolver o público mais jovem na guerra contra o mosquito.
Falar sobre o combate é um verdadeiro desafio. As agências criam campanhas de publicidade todos os anos com o desafio de renovar a mesma mensagem.
Para a campanha do Governo da Bahia, criamos um vídeo para web envolvendo os influenciadores do canal @10ocupados que conta com mais de 1.300.000 seguidores.
Os “meninos de Itinga”, bairro periférico de Lauro de Freitas, estão entre os maiores influenciadores digitais da Bahia.
No vídeo criado, os @10ocupados assumem o papel dos heróis do Caça-Mosquito, uma paródia bem-humorada do clássico filme Caça-fantasmas. Além da moda, uma paródia musical também ajudou a caracterizar os personagens.
O vídeo foi postado no Youtube e Facebook do grupo. Você pode conferir abaixo nas duas plataformas:
Dentro de uma lógica transmídia, também foi produzido um vídeo 360° com Leozito, um dos personagens do @10ocupados que estava presente na primeiro peça. É uma segunda aventura para o mesmo herói.
Confira o 360 abaixo, lembrando que a experiência é bem mais interessante em dispositivos móveis ou com óculos interativos.
A produção dos dois vídeos é da Ative – Negócios Criativos.
Um caminhão itinerante levará os óculos interativos e outros produtos para os alunos das escolas públicas baianas.
Em outra ação digital da campanha, criamos o perfil do Mosquito Aedes no Instagram. Ele segue os usuários até que eles decidam seguir de volta.
Para potencializar as interações com o perfil do mosquito, ele foi criado com uma personalidade forte. Através de provocações e ironias, o mosquito incomoda os usuários no Instagram.
Acredito que é cada vez mais necessário criar campanhas que gerem conversação nas redes. Para isso, é fundamental produzir conteúdos e peças que os usuários queiram ver de verdade. Muito diferente de uma peça que interrompe a fruição de alguém vendo sua novela favorita na TV ou acessando o vídeo ou canal de um youtuber.
Os conteúdos devem parecer cada vez menos publicitários e devem ter alma e corpo de conteúdo.
Outro aspecto importante é agregar, dentro dos conteúdos de uma marca como o Governo da Bahia, a poderosa cultura do fã de Henry Jenkins.
A relação dos 10ocupados com o público do seu canal vai muito além do normal. Não é como assistir a um conteúdo qualquer na internet. Os fãs aguardam ansiosamente cada publicação e novo vídeo. Eles possuem comunidades para falar sobre o assunto e avaliam tudo que é publicado.
Por isso, a responsabilidade de produzir um conteúdo “publicitário” em parceria com eles é grande. A exigência dos fãs é ainda maior, pois não querem ver seus heróis maculados por uma marca.
Respeitar a linguagem do canal e dar liberdade criativa para eles em um processo de co-criação é essencial para um projeto como esse.
As marcas devem criar histórias. Estruturas narrativas bem construídas podem alterar decisões e persuadir pessoas a adotarem novos comportamentos como o combate ao mosquito.
É nisso que acredito.