O Youpix publicou um report com 15 insights de comunicação para marcas. O estudo é fruto da participação da equipe no VidCon, o maior evento de vídeos e influenciadores do mundo.
O estudo do Youpix também traz conteúdo colhido em 11 das empresas mais disruptivas do mundo: Facebook, Disney, Snapachat, BuzzFeed, entre outras.
Assista ao vídeo para saber mais sobre a viagem de 6 dias:
Vamos aos principais insights:
Beta Mode On: não tenha medo de errar. Na internet, é fundamental testar. Publique, monitore, troque, perca e vença.
Errar é a melhor forma de aprender e melhorar a qualidade do trabalho. Errar é aprendizado.
Super Data Nerds
As redes sociais são plataformas criativas e matemáticas. Dados também devem fazer da vida de quem é de “humanas”. Sem o analytics ao lado, não é possível fazer digital
Dentro de uma empresa, é necessário pelo menos uma pessoa capaz de avaliar e distribuir as informações obtidas através da análise de dados.
Lean is Better – Qualidade encontra eficiência
É importante valorizar a fidelidade dos usuários com os seus conteúdos. Uma página saudável precisa ganhar mais inscritos regularmente do que perder. A frequência é indispensável para um crescimento regular e sustentável.
Equipes de produção de conteúdo precisam ter um planejamento sustentável de produção: não deve custar muito dinheiro, não deve levar muito tempo e não pode ser replicável. É melhor distribuir o investimento ao longo do tempo do que concentrar em curtos períodos.
Os profissionais multifunções do BuzzFeed:
Forget the boxes – não existem caixas
Existem marcas virando publishers. Os creators já fazem fazem o trabalho de agências e consultorias. Os modelos de negócios estão cada vez mais plurais.
Atualmente, a expansão das redes sociais está centrada nos produtos audiovisuais. O Facebook é um exemplo fundamental. A plataforma segue investindo na experiência de vídeo.
Go (super) niche! – Encontre sua comunidade
Falar com uma audiência é mais importante do que agregar várias. Um público menor engajado é mais valioso do que um público enorme que não interage.
Ao vivo nas redes sociais
Esse tema já tratamos aqui no blog. Atualmente, 1 em cada 4 vídeos no Facebook é live.
Os vídeos ao vivo unem em um único momento várias pessoas numa interação instantânea. É uma experiência social.
Faça vídeos verticais
Mais um tema que já tratamos aqui no blog. Confira aqui. Snapchat e Instagram ajudaram a criar novos padrões de consumo de conteúdo em vídeo na web. O crescimento do uso de celulares também é fator fundamental.
Go Short ou Go Long – Faça vídeos curtos
O tamanho do vídeo é documento.
15 segundos é o tempo necessário para gerar reações mais fortes na memória de uma pessoa. Normalmente, você terá resultados mais positivos em alcance.
Já os vídeos entre 7 e 16 minutos chegam a alcançar 50% a mais de views do que a média. Este formato é recomendado para conteúdos mais densos e elaborados. Use e abuse do storytelling.
Boosting is ok – Impulsionamento sem pudor
Não tem jeito. É muito difícil que um trabalho de conteúdo para marcas não necessite de algum nível de impulsionamento.
O Facebook rebaixou brutalmente o alcance orgânico das postagens de páginas. Não tem um creator que não reclame.
Consumers in control – Odeio anúncios, amo marcas
66% dos jovens entre 13 e 25 anos usam adblock em pelo menos um device, mas 62% seguem perfis de marcas em redes sociais.
A publicidade parece caminhar para um modelo de mais conteúdo e menos publicidade tradicional.
Influencers are serious business – Gerando valor e venda
Você sabia que vídeos com influenciadores possuem um recall 14% maior?
Sabia também que, em 2017, os influenciadores se tornaram a principal influência de compra, superando família e amigos?
Fiz a seleção de alguns dos insights do estudo do Youpix, mas você pode clicar aqui e conferir o estudo completo 🙂