Uma dúvida recorrente de quem trabalha com redes sociais é sobre qual é a média saudável da taxa de engajamento no Instagram e em outras redes.

O Rival IQ publicou uma report-benchmark que analisou publicações e engajamento em 14 segmentos importantes, incluindo mídia, educação superior, tecnologia, influenciadores e fashion.

O engajamento da pesquisa é entendido como “interação mensurável em postagens orgânicas e impulsionadas de mídia social”. A taxa de engajamento da postagem é determinada pela divisão do número de interações pela contagem de seguidores. 

O documento resultou em 5 aprendizados fundamentais sobre engajamento:

O engajamento orgânico segue caindo ano a ano – Segundo o report, apenas em 2021, a média da taxa de engajamento caiu 30% no Instagram.

Aumento da frequência de publicações – Para responder a queda de engajamento, a maioria das marcas aumentou a sua média de posts em relação ao ano anterior

Toda marca deveria publicar carrosséis no Instagram – Independente do segmento, o formato de publicação em carrossel possui os números mais altos de engajamento

De olho nos vídeos – As marcas também estão empreendendo esforços para aumentar o volume de produção de vídeos, sobretudo, para melhorar a presença em redes como o TikTok e o Youtube.

Hashtags de oportunidades – As marcas também relataram sucesso ao participarem de conversas em torno de hashtags de datas importantes ou grandes eventos

A taxa de engajamento no Instagram:

A média de engajamento entre as 14 categorias pesquisadas é de 0.67% por post.

As páginas de educação superior (universidades) apresentaram a maior média entre as categorias pesquisas com 2.99%. Na segunda posição, times esportivos.

Do outro lado da tabela. A indústria da moda, saúde e varejo apresentaram as menores taxas de engajamento com cerca de 0.36%l

Taxa de engajamento no Instagram por segmento

Na análise do volume de posts, os times esportivos disparam como grandes publicadores, seguidos pelos veículos de mídia. Já as Universidades, apesar das altas taxas de engajamento, publicam na média de outros segmentos.

Número de publicações x Taxa de engajamento no Instagram por segmento

A taxa de engajamento no Facebook:

A mesma análise foi feita para publicações no Facebook. A taxa média de engajamento é de 0.064, 10 vezes menor do que os números atuais do Instagram.

No Facebook, os times esportivos assumem a dianteira na taxa média de engajamento com 0.27%.

Os influenciadores aparecem na segunda posição com 0.23%.

Em outros segmentos, a taxa média não ultrapassa 0.02%.

Taxa de engajamento no Facebook por segmento

Os veículos de mídia são os grandes publicadores do Facebook, apesar das baixas taxas de engajamento.

Número de publicações x Taxa de engajamento no Facebook por segmento
Taxa de engajamento no Twitter por segmento

A taxa de engajamento no Twitter:

No Twitter, a taxa de engajamento é ainda menor do que no Facebook. A média entre as 14 categorias é de 0.037%. Novamente, universidades e times esportivos aparecem em destaque.

Sobre os dados: 
Foram analisadas 2.100 empresas em 14 setores, cada uma com 25.000-1.000.000 de seguidores no Facebook, cobrindo 2,1 milhões de postagens e 614 integrações; pelo menos 5.000 seguidores no Instagram, cobrindo 832 mil postagens e 2,94 interações; e pelo menos 5.000 seguidores no Twitter, com 2,6 milhões de tweets e 297 milhões de interações.

Com base nesses dados, vale dar uma olhada no último post sobre as tendências de investimento em 2022.

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