Marketing de Conteúdo é uma das principais tendências de comunicação para marcas, sobretudo, no ambiente Digital.
A possibilidade de criar uma base duradoura e fiel para negócios é uma das vantagens dessa ferramentas.
O Content Marketing Institute fez uma lista com boas razões para você investir em Marketing de Conteúdo.
Antes disso, vamos conhecer a definição da Rock Content sobre o assunto:
“Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas.”
Marketing de Conteúdo gera 3x mais leads do que investimentos em “pesquisas pagas”
Além de custar menos, o Marketing de Conteúdo supera o investimento em search nos retornos em longo prazo.
Se bem feito, o Marketing de Conteúdo trará visitantes (leads e customers) para o seu negócio de forma permanente.
Os anúncios de pesquisa, no entanto, necessitam de investimento contínuo. Se você interromper, o fluxo de visitas também para.
- Penso que as duas ferramentas devem coexistir. O Marketing de Conteúdo leva mais tempo para trazer resultados. Se é um novo negócio, ele levará algum tempo para trazer resultados positivos. O investimento em pesquisa trará um retorno mais imediato.
Em 1984, uma pessoa via em média 2.000 anúncios por dia. Em 2014, esse número cresceu para 5.000.
A crise de atenção já foi tema de vários posts aqui no blog. A rejeição das pessoas é tão grande que mais de 615 milhões de aparelhos no mundo utilizam algum tipo de #adblock.
No meio desse turbilhão de anúncios, o Marketing de Conteúdo oferece possibilidades diferentes. O conteúdo deve buscar ser útil e oferecer valor para as pessoas.
- Ao invés de um anúncio interrompendo as pessoas, deve ser criado um conteúdo que será desejado e buscado pelas pessoas.
Quase metade das pessoas entre 18 e 49 anos lê notícias e consume conteúdo online.
Os números são altos e seguem crescendo. Um estudo de 2016 do Pew Reseach Center mostra que as pessoas estão gradualmente trocando a televisão pela internet como principal fonte de notícias e informações.
Mídias Sociais, blogs e buscas são lugares onde as pessoas que procuram por informação estão. A sua marca deve estar lá. Estes mesmos canais possuem total conexão com o Marketing de Conteúdo.
Pequenos negócios que possuem blogs possuem um crescimento 126% maior
O fim dos blogs é um mito. Postar regularmente é uma das chaves do Marketing de Conteúdo. Negócios que blogam crescem mais e mais rápido.
Nos EUA, 61% das pessoas que leem uma recomendação no blog, fazem a compra
O Marketing de Conteúdo consegue construir confiança de uma forma superior a qualquer outro método. Essa relação de lealdade permite que os consumidores prestem atenção e escutem o que a marca tem a dizer.
Através da produção de conteúdo relevante e transparente, uma marca pode se tornar influenciadora dentro de um segmento e, desta forma, ganhar uma poder de persuasão inimaginável.
- O fato do dado ser proveniente dos EUA não invalida o poder que o Marketing de Conteúdo já possui no Brasil.
Marketing de Conteúdo possui taxas de conversão 6 vezes maiores do que outros métodos.
De fato, a taxa é 6 vezes maior do que métodos tradicionais. É mais “fácil” gerar leads e transformá-los em clientes. No entanto, é preciso tempo, paciência e esforço para chegar as recompensas.
Qual a técnica mais efetiva de SEO? Marketing de Conteúdo.
Sites que possuem blogs com conteúdo possuem 434% mais páginas indexadas. Quanto mais conteúdo você cria sobre os tópicos que interessam a sua audiência, mais chance você terá de trazer tráfego para o seu site e gerar leads.
Quem publica, pelo menos, 16 posts por mês, possui 3.5 vezes mais tráfego do que quem publica até 4 posts por mês
O investimento é grande, mas os resultados são reais.