Sim, vamos falar sobre a A crise da propaganda tradicional.

A propaganda vive um momento tão difícil, que já não sabe mais o que será do seu futuro. A crise da idade chegou com tudo. Quem a vê nesse estado e gosta dela, está preocupado.

Antes, a propaganda era desejada por muitos e admirada por todos. A propaganda tinha uma vida de estrela: aparecia sempre na TV, nas rádios ou nos jornais e revistas mais respeitados e influentes do Brasil. Bastava a propaganda vir a público e o sucesso imediato acontecia. Quem não queria a tal da propaganda? Bastava alguém vê-la para perguntar: “Olha só aquela propaganda”.

Os anos passaram e, como sabemos, a idade chega para todos. A propaganda já não é mais a mesma. Ou melhor, talvez ela continue a mesma, mas o mundo em que ela vive mudou completamente. A propaganda já não exerce o mesmo efeito. Ela não é mais aquela estrela, não garante sucesso, nem é especial a ponto das pessoas falarem sobre ela. Estrelar um comercial ficou tão caro que ela aparece cada vez menos na TV. Ai que saudade de outrora.

Mas é aí que surge o ponto de virada na vida da propaganda. Como ir para a TV ficou difícil, ela acaba se arriscando nessa tal de internet, mas aí ela descobre que lá vive gente muito mais interessante do que ela. Ganhar fãs por lá é difícil, ganhar a atenção das pessoas é mais ainda.

Afinal, lá na internet vivem muitas outras formas de conteúdos. Há vídeos de todos os tipos, quadrados, verticais, de 6 segundos ou de 6 minutos. Lá, a propaganda tem a concorrência também dos influenciadores digitais, dos conteúdos feito por gente não especializada, do marketing de conteúdo, que sabe exatamente o que as pessoas estão procurando. Como eles fazem isso?

Por isso, há a crise da propaganda tradicional. Onde é o meu lugar nisso tudo? O que eu devo fazer e como me comportar? Como eu posso me encaixar nesse mundo novo? Bato na casa das pessoas ou espero elas me procurarem? O que será que essas pessoas desejam?

Antes, a propaganda sabia exatamente o que fazer. Agora, ninguém saber o que fazer com ela.

A propaganda está moribunda. Se ninguém ajudá-la a mudar de verdade e não encontrar os remédios corretos, logo, vamos escrever suas memórias póstumas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assinar newsletter!

Receba as notícias mais importantes na sua caixa de e-mail

You May Also Like

Os 3 pilares de uma estratégia transmedia

Transmedia Storytelling é a arte de criar histórias, dentro de um mesmo…