A Kantar publicou uma pesquisa com as tendência de investimento de mídia em 2022.
Os dados são frutos de um questionário respondido por 900 profissionais de marketing de agências de publicidade, empresas e companhias de mídia.
Os dois anos de pandemia não mudaram as tendências pré-existentes. O que parece ter acontecido é uma aceleração.
Por exemplo, a expectativa é que os investimentos em anúncios em veículos tradicionais como jornais e revistas caiam em mais de 50%. Rádio também viverá uma queda, mas menor.
Por outro lado, os investimento em anúncios para televisão devem crescer 18 pontos percentuais.
Tendências de Investimento em Mídia em 2022
No topo do ranking, aparecem os anúncios com vídeos online com uma previsão de 76% de crescimento ao longo do ano.
A resposta dos profissionais envolve anúncios em vídeos em plataformas como o Youtube, Facebook, Instagram e TikTok.
Na segunda posição, aparece “branded content” com influenciadores. Ou seja, a busca pelo marketing de influência segue em alta.
Anúncios em stories e feed também aparecem como tendência de investimento em 2022 com cerca de 70% de crescimento.
Outros dois formatos que estão no horizonte dos profissionais de marketing são os anúncios em streamings e smart TVs e anúncios em podcasts.
Percepção dos profissionais de marketing sobre as principais plataformas de anúncios online
Uma segunda análise da pesquisa é sobre a percepção dos profissionais em relação às plataformas globais de anúncios como Google, Facebook e Spotify.
No gráfico abaixo, podemos ver a relação entre a confiança que os profissionais depositam nos anúncios na plataforma e quão inovadora ela é.
O Facebook é a plataforma de anúncios percebida como menos inovadora.
O Google é a plataforma mais confiável para anunciar.
O Instagram é a plataforma com um balanço melhor entre confiança e inovação.
O TikTok é a plataforma mais inovadora, mas com a menor taxa de confiança.