A escolha de quais canais de marketing uma campanha irá utilizar é determinante para a percepção de confiança que o consumidor terá em relação à mensagem e à marca anunciante.
A pesquisa US Trust in Advertising da Nielsen estudou as diferentes percepções geracionais em relação aos principais canais de marketing nos Estados Unidos.
As gerações Z e X, os Millennials e os Boomers possuem crenças de confiança específicas em relação aos canais. Entendê-las é fundamental para a construção de campanhas publicitárias de sucesso. Os profissionais de marketing devem pensar cuidadosamente onde colocam seus anúncios.
De maneira geral, o famoso boca a boca é o “canal” mais confiável, independente da geração. Depois dele, são os sites de marcas, embora o número de pessoas que “não confiam muito” cresça para quase 25%.
O boca a boca gera pouca desconfiança. Apenas 8.45% das pessoas não confiam nas mensagens de conhecidos ou amigos.
Postagem de consumidores da marca são confiáveis para 50% das pessoas, embora apresente a taxa mais alta de desconfiança.
Em seguida, aparecem os anúncios em jornais e filmes.

Na lado oposto estão os anúncios de texto para celular, banners online e anúncios em mídias sociais. Eles são vistos como os canais menos confiáveis.
Já os influenciadores, que misturam elementos de patrocínio e social, foram vistos como medianos em relação a outros investimentos de marketing.

As marcas que têm públicos específicos com os quais desejam se envolver podem encontrar valor de mídia ao entender quais canais esses públicos consideram mais confiáveis.
Os consumidores da Geração X, por exemplo, são os que mais confiam em anúncios no rádio, enquanto os idosos são muito mais propensos a confiar nos anúncios de e-mails que assinam.
Alguns destaques sobre canais de marketing e gerações:
- Os Boomers, nascidos entre 46 e 64, são os mais desconfiados, não importa qual o canal da mensagem.
- Boomers e Geração Z se aproxima na percepção sobre o boca a boca. São as duas gerações que acreditam menos.
- Entre a Geração X, os nascidos entre 65 e 81, a confiança no boca a boca ultrapassa os 92%.
- Boomers e geração Z também são os que mais desconfiam dos anúncios “tradicionais” em jornais e televisão.
- Os Millennials são a geração que mais confia em em opiniões e recomendações postadas na internet. Também são os que mais confiam em sites de marcas.
Abaixo, o mesmo gráfico mostra os top5 canais de confiança gerais para cada uma das gerações.




Não há como não lembrar da célebre frase de Marshall McLuhan olhando para esta pesquisa. Quando se trata de construção de confiança, o meio é a mensagem.