A Meta acaba de publicar novo um ranking com os fatores que interferem no algoritmo do Instagram e definem quais conteúdos serão priorizados no seu Feed, Stories, Reels ou aba de exploração.
A informação é interessante para quem é usuário, mas é ainda mais valiosa para quem trabalha com criação de conteúdo para o Instagram.
No ranking publicado, o Instagram define quais são os 4 “key signals” mais importantes para cada um dos formatos.
Feed & Stories – Ranking do algoritmo do Instagram
#1 Informações sobre o post – O fator mais importante é sobre a popularidade do post – quantas interações ele já recebeu – e informações sobre o conteúdo em si, data, tempo do vídeo e local.
Ou seja, quantos mais likes um post tiver, mais likes ele pode receber em potencial. A saída é importante.
#2 Informações sobre o autor – Com elas, o Instagram tem noção de quão interessante a página pode ser para você e inclui sinais como quantas vezes as pessoas interagiram com esse autor nas últimas semanas.
Esse aspecto sinalizar a importância da constância de uma página no Instagram. Se ela interagiu pela primeira vez, então ela tem mais chances de receber o conteúdo numa segunda vez.
#3 – Atividades do usuários – Assim, o Instagram sabe no que ele pode estar interessado e usa dados como a quantidade de likes que ele dá para determinar o tipo de conteúdo que será priorizado.
#4 O histórico de interação do usuário com outra pessoa – Isso dá a noção de quão interessado o usuário está em ver postagens de uma determinada pessoa.
Se você costuma comentar nos posts de alguém, isso sinalizar o seu interesse para o Instagram.
Key Signals no Reels – Prioridade para o interesse do usuário
No caso dos Reels, os 4 mesmos elementos se mantém, no entanto, a prioridade é invertida. O Instagram passa a olhar mais para os interesses do usuários do que para a relevância do conteúdo ou do autor.
Neste caso, o Instagram fica mais parecido com o algoritmo do TikTok.
Mesmo que o usuário nunca tenha interagido com determinado autor, se houver uma afinidade pelo conteúdo, a tendência é que o post seja priorizado também.
Explore – Como se destacar
Por último, o Instagram também trouxe o ranking da aba “Explorar”. Como os conteúdos que aparecem ali são definidos e priorizados.
O ranking mistura os elementos numa nova ordem. O potencial de engajamento do post é o fator determinando. No entanto, o autor do conteúdo cai para a última posição.
No meio, podemos ver o histórico de interações e as atividades do usuários.
Se você quiser mergulhar e entender um pouco mais sobre os “key signals”, eu recomendo este texto.