Cool Hunting é a arte e a ciência de decifrar tendências.

É uma arte porque envolve criatividade estratégica, mas pode ser encarado como ciência quando tem a sua disposição investigação, observação e análises. Essa é a definição de Víctor Alejandro Gil Mártil, no seu livro Cool Hunting, olha o link.

Cool Hunting tornou-se um recurso interessante e rentável para as empresas porque permite que elas incorporem novidades e tendências de comportamento ao seu negócio. As ideias, preconceitos, ideais, sonhos, desejos e motivações de compra se modificam com o tempo. Por isso, para que as empresas se perpetuem e aproveitem novas oportunidades de negócios, é necessário acompanhar essas transformações da sociedade e dos mercados. Conheça hoje o que seu cliente pode demandar amanhã!

O Cool Hunting, no entanto, não se limita a descrever mudanças nos comportamento dos consumidores. O caminho é entender as motivações que explicam as mudanças. Somente desta forma é possível distinguir fenômenos de caráter efêmero ou duradouro.

Vamos conhecer o caso espanhol e chegar até a notícia de hoje. Tomar café da manhã com pão e azeite de oliva é uma prática ancestral na Espanha e muito tradicional, própria da dieta mediterrânea. No meio de século XX, com a chegada de grandes multinacionais na Europa, como a Kellogg’s e a Danone, a prática perdeu força. Os “desayunos” se tornaram mais exóticos, modernos e calóricos.

No começo do século XXI ocorreu um problema que iria reiniciar esse ciclo. Constatou-se o aumento da incidência de doenças cardiovasculares, casos de colesterol e obesos na população espanhola (tendência em todo o mundo). Isso aconteceu em decorrência também da queda da qualidade da alimentação. O que aconteceu? As pessoas passaram a se preocupar com a saúde. O que significa consumir produtos mais saudáveis. A dieta mediterrânea voltou a ser muito reivindicada e os espanhóis voltaram a consumir pão com azeite de oliva no seu desjejum matinal.

Globalmente, a saúde tornou-se a motivação para um consumo de produtos sem (ou com menos) sal, gordura, calorias, conservantes… Assim surgiram empresas como a Subway, que tem o caráter saudável dos seus produtos como bandeira. Foi assim que o McDonald’s decidiu dar uma virada nos seus produtos e, nos últimos anos, tem tentado vender uma imagem cada vez mais saudável. Começaram a oferecer um café da manhã para as pessoas, diminuir as calorias dos seus produtos e repensar sua comunicação.

O McDonald’s lançou um novo personagem, o Happy, para tentar apresentar ao seu público, inclusive o infantil, um McLanche Feliz e mais saudável. Conhecem?

A Zara, em um segmento diferente, também incorporou ao seu dia a dia o Cool Hunting. Os funcionários da loja de Tokyo são instruídos a saírem diariamente pelas ruas da cidade em busca de novidades e tendências de estilos e roupas. Assista ao vídeo:

O Cool Hunting, na minha opinião, ainda é pouco discutido no Brasil. O autor espanhol Víctor Gil fala de uma atitude Cool Hunting que, para além do trabalho mais profundo de pesquisa, prega o desenvolvimento de um olhar perspicaz em quem trabalha com mercados, comunicação, marketing etc. Eu curti! Abra o olho! O mundo está se transformando ao seu redor. Você está aproveitando as oportunidades?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Assinar newsletter!

Receba as notícias mais importantes na sua caixa de e-mail

You May Also Like

Dicas para melhorar as suas apresentações no trabalho

Apresentações no trabalho fazem da parte das rotinas de diversas profissões, sobretudo,…

Os melhores livros sobre branding

Construir e gerenciar marcas são desafios para empreendedores, profissionais de marketing, de…