O ranking da WPP, divulgado anualmente, em parceria com a IstoÉ Dinheiro, trouxe a marca do Nubank como a mais forte no Brasil.

O ranking, elaborado pela TM20 Branding, é um dos mais importantes do mercado na avaliação de força de marcas e branding.

Os dados são coletados a partir do BAV, Brand Asset Valuator, ferramenta proprietária da WPP, e maior base de dados do mundo sobre percepções do consumidor.

Para o ranking das marcas brasileiras, foram entrevistados mais de 16 mil consumidores entre outubro e dezembro de 2021.

Dito isso, o objetivo deste post é aprofundar um pouco mais nos critérios da BAV para definição de força de marca.

A metodologia da BAV

A avaliação da marca é feita com base em quatro pilares principais: diferenciação, relevância, estima e conhecimento.

Força de Marca Nubank
Os 4 pilares de Marca da pesquisa

Eles são agrupados em duas diferentes dimensões. Força da marca (diferenciação e relevância) e Estatura da marca (estima e conhecimento). Para a construção do ranking brasileiro, segundo documento da TM20 Branding, os 4 foram levados em conta.

A Força da marca é um indicador de potencial futuro. Estatura versa sobre perfomance atual da marca.

Diferenciação
A habilidade da marca em capturar atenção das pessoas no cenário cultural. Diferenciação é um drive para curiosidade, advocacia de marca e poder de precificação.

Relevância
O quão apropriada e significativa a marca é para os consumidores.

Estima
Quão bem vista é a marca. Respeito, valorização e reputação que a marca gera no consumidor

Conhecimento
Quão intimamente conhecida a marca é. É a soma das experiências do consumidor com a marca.

Um outro estepe da pesquisa avaliou 48 atributos de imagem ou personalidade. Por exemplo, “preocupado com o consumidor”, “inalcançável”, “única” ou “melhor na sua categoria”.

Atributos de marca - Força da marca nubank
Os 48 atributos de marca avaliados

Vale lembrar que o desempenho financeiro também não influencia neste mesmo ranking. Um outro foi lançado separadamente pelas mesmas empresas.

Neste outro ranking, com as marcas mais valiosas do país, o Nubank é o quinto colocado, atrás do Itaú, que ocupa a segunda posição e o Bradesco. terceira.

Segundo os realizadores da pesquisa, marcas fortes são como motores de crescimento e geração de valor, que catalisam o momentum de uma marca em uma métrica.

Para Arturo Nuñez, CMO do Nubank, os três pilares fundamentais do marketing são: ter um ótimo produto, entregar uma ótima experiência e criar uma ótima narrativa.

“Essa conquista vem do nosso foco no consumidor. Em tudo o que fazemos, colocamos nosso cliente no centro. E não tem nada mais poderoso do que seus clientes contarem para as pessoas sobre suas boas experiências” comemora o executivo.

As 10 marcas mais fortes do Brasil

Para mim, ver o Nubank na liderança não foi surpresa. Hoje, 8 de 10 profissionais de branding no país, vão falar do quanto admiram a marca.

A conexão com o público via redes sociais ou comunidades, a dominação da cor roxa, o atendimento ao cliente, as campanhas cada vez mais ousadas (Anitta) a busca pelo encantamento são exemplos de como a empresa olha para o branding.

Talvez, ver a Tramontina na segunda posição, praticamente empatada seja uma surpresa. O crescimento do DIY da pandemia e o tempo maior que passamos em casa são exemplos de catalisadores da marca.

Quando olhamos para alguns dos atributos como segurança, confiança, única, inalcançável, sólida, simples podemos imaginar a força da marca Tramontina, embora não seja tão “trend” como o Nubank.

Os diferentes perfis das 10 marcas melhores colocadas deixam claro que o caminho para a construção de uma marca forte não está acessível em um mapa.

Construir uma marca diferente, relevante, conhecida e respeitada pode levar anos como foi para a Tramontina ou pode ser rápido como no caso do Nubank. Pode ser ser mais tradicional como o Sebrae ou disruptivo como o IFood.

Para a sua marca, se você quiser começar a entender, sugiro dar uma boa olhada nos 48 atributos propostos pela pesquisa. Você não irá gabaritar, mas é importante que a construção seja direcionada de forma estratética.

Além disso, vale conhecer bem os 4 pilares propostos e estudar formas de medi-los com a sua estrutura de comunicação. Pode ser feito através de enquetes online ou através de pesquisas mais estruturadas. Só não pode deixar de ser feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Assinar newsletter!

Receba as notícias mais importantes na sua caixa de e-mail

You May Also Like

Dicas para melhorar as suas apresentações no trabalho

Apresentações no trabalho fazem da parte das rotinas de diversas profissões, sobretudo,…

Os melhores livros sobre branding

Construir e gerenciar marcas são desafios para empreendedores, profissionais de marketing, de…