Marcas relevantes conseguem se conectar profundamente com as pessoas através das suas cabeças e corações.
Segundo o sétimo relatório anual Prophet Brand Relevance Index, as marcas relevantes de 2022 são as que conseguem ao mesmo tempo resolver problemas práticos (cabeça) e também conseguem fazer com que o consumidores se sintam especiais (coração).
O que significa relevância para uma marca?
Relevância, que vem da palavra latina para útil, descreve marcas que agregam valor para a vida dos clientes. Elas constroem conexões emocionais e racionais.
Para a pesquisa, relevância é composta por alta demanda, forte apelo social e inovação em produto.
A construção da relevância está ligada com as expectativas das pessoas. Ano a ano elas evoluem e as marcas precisam fazer o mesmo.
A exaustão causada pelo período de pandemia e o crescimento do movimento faça-você-mesmo marcaram mudanças importantes nos últimos anos.
As marcas que souberam lidar com isso cresceram na preferência do público.
A busca por conexão constante com os consumidores passa pelo desenvolvimento de novos produtos, serviços e experiências.
Essas marcas são obcecados pelos clientes, implacavelmente pragmáticas do ponto de vista de produto, inspiradas na comunicação e inovadoras.
Abaixo, o Top50 marcas relevantes nos Estados Unidos.

Liderança das marcas por categoria

Marcas relevantes de cabeça
Essas marcas alimentam a autoconfiança e o DIY. Elas são pragmáticas e amplamente inovadoras. Ajudam a simplificar tarefas complexas e promover a conveniência.
A Instant Pot é uma marca de panelas elétricas multifuncionais totalmente focada no “faça você mesmo”. A marca reuniu uma legião de fãs nos EUA, chamados de “Viciados na Instant Pot”.
Na pesquisa, ela é a marca número #6 do Top50.
Marcas relevantes de coração
Elas são obcecados pelo clientes e conseguem transformar consumidores em fãs. Essas marcas trazem alegria, inspiração e magia para a vida. Elas estimulam a auto-expressão e a autenticidade.
Youtube e Pinterest são exemplos de marcas do Top50 que trabalham bem com a auto-expressão.
Marvel, Pixar e Playstation exploram a fuga da monotonia e a construção de uma experiência mágica.
Marcas que falam com cabeça e coração
Existem também as marcas que conseguem falar bem os dois lados e construir relevância de uma forma ainda mais poderosa. Estas marcas fazer a tecnologia se tornar humana e promovem o auto-cuidado em um novo nível.
Estas marcas fazem com que as pessoas se sintam bem e especiais.
A Apple é a marca mais relevante dos Estados Unidos, segundo o ranking publicado.
Spotify, FitBit, Ted e Peloton são outros exemplos de marcas que estão no Top50 e falam com cabeça e coração.

No gráfico abaixo, a pesquisa mostra índices de cabeça e coração de cada uma das marcas. No geral, mesmo as marcas que conversam bem com o lado emocional, possuem um forte apelo racional.

Para mim, a pesquisa gera duas provocações fundamentais.
Primeiro, a busca por um autoconhecimento. A marca que você possui ou trabalha conversa de que forma com os consumidores? Do ponto de vista racional, qual o impacto que ela causa? Ela consegue se conectar emocionalmente?
Segundo, com mais clareza do perfil da marca, vale pensar o branding e a comunicação. Você utiliza um apelo emocional, racional ou os dois? Isso pode ajudar a moldar o tom de voz da marca e a forma com que ela se comunica.