Antes de começar a falar sobre a franquia, vamos começar falando um pouco sobre o que é narrativa transmedia (transmídia storytelling).

Transmedia trata-se de uma história – ou várias – que são contadas através de diversas mídias, cada uma contribuindo de maneira diferente e valiosa para o todo.

A história pode começar nos quadrinhos, depois ganhar um filme, ser expandida para a TV, literatura e além de avançar pelo promissor mundo dos games.

O fundamental é que as histórias contadas em cada meio devem ser independentes para que não seja necessário ver o filme para entender o game. No entanto, as histórias devem pertencer ao mesmo universo temático. O universo de Tolkien, por exemplo, abre espaço para a saga dos Senhor dos Anéis e para as aventuras dos hobbits.

Feita essa introdução, podemos começar a falar sobre o apocalipse zumbi.

“The Walking Dead” é uma franquia, criada e desenvolvida por Robert Kirkman, que foi iniciada nos quadrinhos. O sucesso do produto e a legião de fãs formada permitiram que os zumbis ganhassem uma série de televisão.

Neste caso, os quadrinhos e a série contam histórias muito semelhantes, embora guardem particularidades e até personagens exclusivos.

“The Walking Dead” conta a história de Rick, um policial que acorda de um coma em meio ao apocalipse zumbi e, junto com sua família e um grupo de sobreviventes, viaja pelo devastado continente americano à procura de um local seguro, longe de todos os zumbis.

A relação entre a TV e os quadrinhos é a menos transmidiática de todos os produtos da franquia, já que não há claramente uma ampliação do universo e sim uma sobreposição de história.

Por outro lado, a série usa e abusa de outros produtos para enriquecer o universo da sua narrativa.  Games para dispositivos móveis nos permitem viver aventuras com os personagens da franquia e acessar conteúdos exclusivos em vídeo.

Game Mobile da franquia “The Walking Dead”

Os webisodes (episódios da web), exibidos entre uma temporada e outra, contam histórias de personagens pouco explorados na TV. Já os livros aprofundam o psicológico e história de grandes personagens da franquia como o Governador.

Sobre os webisodes:

Após o lançamento da primeira temporada, foram produzidos seis webisodes, cada um com aproximadamente 3 minutos de duração, contando a história de um zumbi que aparece na rapidamente na primeira temporada.

Na série para a televisão, não há informações sobre a história deste zumbi, embora ele apareça com certo destaque.

Na cena, Rick vê o zumbi se arrastando pela grama e consegue reconhecer a antiga vizinha. o cowboy concede um tiro de misericórdia.

Na TV, esse é o arco completo do personagem. Os webisodes são utilizados então para entendermos como a vizinha de Rick se transformou em zumbi.  Ele aprofunda a história de um personagem pouco desenvolvido na TV.

A história avança até o cruzamento com a cena do episódio televisivo. Os dois produtos da franquia se conectam.

O produto ganha mais características transmedia. São duas histórias pertencentes ao mesmo universo e pensadas de forma integrada.

Quando assistimos à cena final do último webisode com a personagem Hannah transformada em zumbi, nós conseguimos conectar as histórias do vídeo para a web com a série de TV.

A mesma estratégia se repete entre a segunda e a terceira temporada e quem quiser assistir à esses episódios da web, pode entrar direto no site da AMC.

Se está preocupado com spoilers, relaxa! Não importa se você já viu os episódios televisivos, a história é independente e não vai revelar nada. Só vai enriquecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Assinar newsletter!

Receba as notícias mais importantes na sua caixa de e-mail

You May Also Like

Dicas para melhorar as suas apresentações no trabalho

Apresentações no trabalho fazem da parte das rotinas de diversas profissões, sobretudo,…

Os melhores livros sobre branding

Construir e gerenciar marcas são desafios para empreendedores, profissionais de marketing, de…