A Apple é uma das marcas mais poderosas do mundo e, felizmente, Steve Jobs deixou aulas de estratégia de marketing e as lições de branding em seus discursos e apresentações.

No lançamento da campanha “Think Different”, ele deixou, em pouco mais de 5 minutos, diversas lições essenciais para profissionais de marketing e branding.

branding da apple

1) O mundo é muito barulhento e muitas marcas estão tentando ser ouvidas. Por isso, a marca deve escolher muito bem pelo que ela quer ser lembrada e reconhecida.

Se quiser mergulhar no tema da “Guerra por atenção”, vale dar uma olhada neste texto aqui no blog. A mesma ideia foi trabalhada pelo professor Henry Jenkins.

Steve Jobs reforça a importância de escolher a mensagem e construir peças publicitárias que consigam se sobrepor ao “barulho” ao qual estamos submetidos.

2) Mesmo as grandes marcas precisam investir muito em branding para se manterem relevantes.

Neste trecho, Steve Jobs deixa sua crítica ao período em que a Apple deixou de investir em grandes campanhas de construção de marca.

Não importa o tamanho, a marca precisa seguir se comunicando para garantir a sua vitalidade. Segundo ele, a Apple gastava fortunas em publicidade.

3) Branding é sobre valores e propósito e não sobre produtos

Esta é a lição mais interessante, sobretudo, para quem trabalha com branding e marketing de produtos.

No vídeo Jobs, reforça que falar sobre features, velocidades, bits ou sobre como o seu produto é melhor é uma perda de tempo. Lembre que o mundo está cheio de barulho.

Marketing é sobre valores. As pessoas querem saber quem é a Apple e qual seu propósito.

Onde a marca se encaixa neste mundo?

Isso fará com que as pessoas se conectem com a marca e comprem seus produtos.

Ou seja, se você quiser que as pessoas compre o seu produto, não fale sobre o seu produto, fale sobre o que a marca representa.

Aproveite para ler um pouco sobre o Meaningful Marketing.
Marcas devem falar com o coração das pessoas.

4) Tudo pode mudar em uma marca, mas os valores essenciais devem se manter

Steve reforça que tudo pode mudar em uma empresa. A estratégia, o mercado, as pessoas que trabalham ou os produtos podem mudar.

No entanto, a marca deve encontrar e preservar sua essência. Jobs acreditava que a Apple representava a coragem para mudar o mundo e pensar diferente.

Na Apple, ele cita que na sua volta, o mercado mudo, os produtos mudaram, tudo mudou… Mas os valores centrais da Apple não mudaram, nem deveriam.

“As coisas que acreditamos são as mesmas”.

5) Steve Jobs era fã do branding da Nike

A Nike vende commodities, vende sapatos. Mas quando você uma peça de publicidade da Nike, você sente que a marca é muito mais do que isso.

Você se sente fazendo parte de algo maior. A Nike não fala sobre seus produtos. Eles homenageiam grandes atletas. Eles falam sobre propósito.

Infelizmente, Steve Jobs não viu o filme abaixo da Nike, mas acredito que ele curtiria:

No vídeo, após as lições de branding, Steve Jobs fala sobre como o “Think Different” ou Pense Diferente representa o propósito da Apple no mundo.

“Na Apple, acreditamos que as pessoas que tem paixão e são malucas o suficiente para quererem mudar o mundo, são aquelas que o fazem”.

Você pode ver o discurso no vídeo abaixo:

E aqui, a peça de branding clássica da Apple:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assinar newsletter!

Receba as notícias mais importantes na sua caixa de e-mail

You May Also Like

Dicas para melhorar as suas apresentações no trabalho

Apresentações no trabalho fazem da parte das rotinas de diversas profissões, sobretudo,…

Pensamento Digital x Industrial – Modelos em choque

O Pensamento digital é o oposto da lógica industrial. As diferenças entre…